ASUNIRIO da boas vindas aos 88 novos servidores RJU

A Progepe, através de seu setor de formação permanente (SFP) em parceria com a Associação dos Trabalhadores em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Asunirio) promoveu no dia 24 de maio de 2017, evento para recepcionar e dar as boas vindas aos 88 servidores novos, contratados pelo sistema de Regime Júridico Unico para trabalharem no Hospital Gaffré e Guinle. Em tempos sombrios para o serviço público e para o RJU que corre o risco, pelo menos nos hospitais universitários,de sucumbir ao Regime Celetista por obra da imposição da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) a quem foi entregue a administração do nosso Gaffré e de muitos outros HUs pelo Brasil, A contratação dos novos servidores é uma alegria e motivo de orgulho. Fruto de uma luta iniciada após longo processo de desmonte do hospital universitário que teve seu apse no ano de 2014 quando o déficit de vagas no quadro de pessoal da UNIRIO alcançou o número alarmante superior a 400 vagas. As entidades dos Técnicos e dos Docentes, ASUNIRIO e ADUNIRIO em conjunto com DAA da Medicina fizeram denúncia ao MP que, após investigação judicializou o governo para contratação de novos servidores.Nesse meio tempo, Até que a decisão judicial saisse, o hospital passou por diversas turbulências. Em dezembro de 2015, Após várias ameaças de corte de verba por parte do governo,os conselhos superiores aprovaram a entrada da Ebserh para administrar o HUGG, bem como realizar investimentos e contratações. Entretanto, no ano que se seguiu de 2016 a Ebserh não investiu os recursos prometidos no hospital agravando e comprometendo o atendimento do hospital aos seus pacientes. Nesse contexto, difícil enfim por meio de ordem judicial a UNIRIO convocou novos servidores RJU para o HUGG.

O Evento aconteceu no auditório vera janacolupos,No Campus da Reitoria na urca e contou com a presença do Reitor da universidade Prof. Dr. Luiz Pedro San Gil Jutuca; do Vice-Reitor, Prof. Dr. Ricardo Silva Cardoso; do Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, Carlos Guilhon; do Pró-Reitor de Graduação, Prof. Alcides Guarino; da Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Profa. Evelyn Dill Orrico; da Coordenadora de Cultura, Profa. Naira Christofoletti, representando a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura; da Pró-Reitora de Planeja-mento, Profa. Lorreine Hermida; da Pró-Reitora de Assuntos Estudantis, Profa. Mônica Valle e do Superintendente do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG), Prof. Fernando Ferry.

A cantora e servidora técnico-administrativa da UNIRIO, Valéria Lobão, abriu o evento com canções de Noel Rosa, a seguir o Reitor deu as boas vindas aos novos servidores, seguido pelo pró-reitor da progepe, pelo diretor do Hospital e pela diretora de Desenvolvimento de Pessoas da progepe, além de outros presentes na mesa de abertura. Ao final, o Reitor fez a entrega do termo de posse e dos pins da UNIRIO aos 88 novos servidores.

Houve também, diversas apresentações para os novos servidores com intuito de apresentar a estrutura da instituição bem como seu futuro local de trabalho bem como as comissões internas que trabalham em prol do desenvolvimento do servidor. Destacando-se a Comissão de Avaliação de Desempenho (CPA) e a Comissão Interna de Supervisão e Carreira (CIS). A ASUNIRIO não ficou de fora e apresentou aos novos servidores um breve histórico de sua história desde sua criação passando por momentos de conquistas e lutas pelos trabalhadores, sobretudo servidores técnico-administrativos da UNIRIO. Ao final, Jorge Teles coordenador Geral da ASUNIRIO Chamou os novos servidores para que se associassem preenchendo as fichas que foram entregues e ajudassem a ASUNIRIO a continuar sua missão de representar e ser a voz do servidor técnico-administrativo da UNIRIO, dentro da instinuição, seja dialogando com a administração, seja participando nos conselhos superiores, seja participando das diversas comissões formadas para representar anseios dos servidores, Quanto junto a federação em brasília, lutando por direitos fundamentais e se opondo as diversas investidas contra nossa categoria.