NOTA DA FASUBRA EM APOIO AO SINTUFF

No final de semana do sábado, dia 02 de julho de 2016, policiais federais, três oficiais de justiça e a polícia militar cumpriram ordem de despejo da sede do SINTUFF (Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal Fluminense) dentro daquela universidade federal, em flagrante desrespeito a uma entidade sindical. Esse ocorrido remonta à prática dos tempos da Ditadura Militar, que invadia e vandalizava as organizações que se opunham ao regime. Tal ação é inaceitável e a FASUBRA lamenta e repudia profundamente o despejo do SINTUFF de sua sede, conquistada e utilizada pela categoria há 34 anos.
Esta ação, empreendida pelo reitor da Universidade Federal Fluminense, alegando cumprir ordem da procuradoria da instituição, é denunciada e considerada como uma prática antisindical, uma vez que ela é truculenta e afeta os direitos de toda uma Categoria de trabalhadoras e trabalhadores da UFF, da base do SINTUFF.
Reivindicamos a necessária abertura de diálogo por parte do reitor, que tem se mostrado irredutível nas tentativas de negociação por parte da representação dos trabalhadores/as. Lembramos que esta ação por parte do poder público é totalmente desproporcional e se configura como um claro ataque ao SINTUFF, à liberdade de organização sindical e ao movimento sindical, uma vez que o mesmo não toma tais medidas punitivas contra as empresas e as fundações de apoio de direito privado, bem como as empresas terceirizadas que ocupam os espaços públicos e atuam de forma irregular dentro das universidades, ferindo sua autonomia e o seu caráter público, previsto pela Constituição Federal.
A FASUBRA e todo o movimento sindical não se furtarão de realizar ampla campanha em solidariedade e defesa do SINTUFF e das trabalhadoras e trabalhadores da UFF. Neste sentido, a Federação atuará em favor da Categoria representada pelo SINTUFF em todas as instâncias, buscando estabelecer o direito dos trabalhadores/as. Assim, a FASUBRA, ao mesmo tempo em que repudia veemente tais ações e práticas, por serem absurdas e antisindicais, demonstra sua disposição para o diálogo, solicitando a reabertura do mesmo pela administração da UFF, e imediata reintegração da sede do SINTUFF.

Brasília, 5 de Julho de 2016