NOTA DE SOLIDARIEDADE ÀS VÍTIMAS DE BRUMADINHO

A Asunirio consternada com a notícia do rompimento, no último dia 25, da Barragem I, Mina Córrego do Feijão, explorada pela Vale S.A. em Brumadinho/MG, manifesta solidariedade às vítimas de mais um crime cometido pela mineradora.

E alerta que a exploração mineral desenfreada no estado de Minas Gerais tem mostrado que nos últimos anos, ocorreram cinco desastres socioambientais envolvendo a mineração: Nova Lima (2001), Miraí (2007), Itabirito (2014) e Mariana (2015). Em Brumadinho, embora ainda não seja possível mensurar a dimensão do impacto ambiental, e das perdas humanas, mas os dados informados até o presente momento demostram que os números de mortos e desaparecidos, são bem superiores ao ocorrido em Mariana.

Com mais este episódio de rompimento de barragens de rejeitos na área de mineração, após três anos do incidente em Mariana/MG, nos causa uma profunda indignação e revolta, pois demostra que esta empresa foi incapaz de aprender com a última catástrofe ocorrida na qual se devastou uma cidade e se degradou a bacia hidrográfica do Rio Doce, demostrando assim que estado de Minas foi incapaz punir severamente e de maneira exemplar esta mineradora que cometeu tal atrocidade provocando mais um desastre ambiental que ficará registrado em nossa história.

Imagens do acidente:

<fontedas imagens: corpo de bombeiros de MG>