DEMOCRACIA

A Gestão Colegiada da Asunirio acompanha, desde a tarde de ontem, as ações de caráter antidemocrático que tomaram conta de Brasília. As invasões de espaços públicos, marcadas por destruição de patrimônio público, devem ser firmemente repudiados, com ações do Estado e do conjunto da sociedade.

 

Esses movimentos estão sendo organizados e estimulados, desde antes do processo eleitoral, sem que o poder público pouco ou nada tenha feito para evitar suas ações criminosas. Apoiados por setores da elite brasileira, como empresários e segmentos das Polícias Militares, Polícia Rodoviária Federal e Forças Armadas, esses movimentos não reconhecem os resultados eleitorais e atacam à Democracia.

 

As ações de vandalismo transmitidas ontem, por várias mídias sociais e rede televisiva, somadas ao ataque a sede da Polícia Federal, as destruições que ocorreram em Brasília em 24 de dezembro e a tentativa de explosão de um caminhão tanque, no aeroporto de Brasília, às vésperas do fim do Governo Bolsonaro, só disseminam o caos e o ódio que prepararam o terreno para uma possível intervenção golpista.

 

A ASUNIRIO entende que, a Democracia está sendo fortemente atacada e fragilizada. Assim, é necessário a devida apuração e responsabilização das autoridades que prevaricaram e possibilitaram a ocorrência desses crimes. Além de identificar os financiadores e grupos que organizaram essas ações e providenciar, imediatamente, suas prisões e a devida punição para a restituição dos danos causados ao Patrimônio e a História.

 

Por outro lado, é necessário que os Sindicatos, os Partidos Políticos e demais movimentos populares da sociedade sejam enfáticos, na luta pela democracia, assim propomos:

  • participação nos atos unitários em defesa da democracia e em reuniões de organização contra as agitações antidemocráticas;
  • promover reuniões que busquem articular o combate (dentro e fora da Unirio) de ações e mobilizações antidemocráticas.