TÉCNICA EM ENFERMAGEM DO HUGG, TEM SEU PROJETO APRESENTADO NO INSTITUTO IBERO AMERICANO EM HAIA NA HOLANDA

A Servidora técnica em enfermagem, Nathalie Ferreira de Andrade, foi premiada pelo instituto ibero-americano de Haia e terá seu projeto “Pacificação na favela não Para a favela“, que trata da Promoção de políticas públicas em zonas periféricas, publicado no Anuário ibero-americano de Direito Internacional Penal no segundo semestre de 2018.

A ASUNIRIO, ao ter conhecimento dos feitos da colega técnica-administrativa do HUGG a procurou a servidora para entender um pouco mais do trabalho, fruto de muito esforço e dedicação conforme contou Nathalie ao nosso assessor sindical Luiz Claudio:

Em 2016 decidi me debruçar na vida acadêmica e entrei no mestrado em um Programa de Políticas Públicas em Direitos Humanos. No entanto, não poderia me dedicar exclusivamente às pesquisas, pois tinha que garantir o sustento da minha família.

No mesmo ano tive a notícia do concurso de Técnico em Enfermagem para Hospital Universitário da UNIRIO. Pesquisando sobre a Universidade, verifiquei se tratar de instituição que remunera bem seus funcionários e incentiva a qualificação dos mesmos. Diante disto, prestei o concurso e desde setembro de 2017 sou funcionário RJU da UNIRIO.

Com o incentivo da UNIRIO pude me dedicar às pesquisas, elaborando trabalho de promoção de políticas públicas em zonas periféricas, o qual foi aceito no Instituto Ibero-americano de Haia, referência em estudos sobre os problemas comuns ao países latino-americanos, sendo indicado para publicação.

No último dia 01/06, em um rápido bate papo por whatssap com nosso coordenador Daniel Monteiro, direto da Holanda, onde irá apresentar seu trabalho, Nathalie nos respondeu algumas perguntas:

 Primeiramente parabéns pela conquista! Pode nos dizer o que representa pra você essa indicação?

Nathalie:  O reconhecimento dos esforços empenhados para produzir conhecimento. E o fato de ser uma mulher, negra, pobre e periférica faz com que ganhar esse concurso tenha significado para além da academia. Ter ganho o concurso de ensaios foi um feito para os meus. Meus passos vêm de longe.

Quando será publicado seu trabalho?

Nathalie : Será publicado no Anuário ibero-americano de Direito Internacional Penal no segundo semestre de 2018.

Como os colegas do HUGG receberam essa notícia?

Nathalie: A recepção foi muito bacana. Todos torcendo para que tudo desse certo para apresentação do trabalho. Terminei o mestrado de Ciência Política no Programa de Pós Graduação de Políticas Públicas em Direitos Humanos da UFRJ

 Você tem consciência do que representa esse tipo de publicação para toda a categoria de técnicos-administrativos em uma universidade onde quase sempre apenas os Docentes são incentivados a produção acadêmica?

Nathalie: Demostra que a instituição não privilegia classes ou categorias, mas preza por qualificar os profissionais da instituição, reconhecendo que produzir conhecimento está ao alcance de todos.

Pelo que entendi você já terminou o mestrado, certo?

Nathalie: Terminei o mestrado de Ciência Política no Programa de Pós Graduação de Políticas Públicas em Direitos Humanos da UFRJ

Nesse momento você está na Holanda para apresentar seu trabalho?

Nathalie: Sim, No Instituto Ibero-americano de Haia para a VII semana ibero-americana da justiça internacional. A UNIRIO conferiu licença para que eu me apresentasse durante o evento, que ocorre de 28/05 a 08/06. Reuni todas minhas economias para participar do evento, onde poderei aprender e somar para o desenvolvimento de pesquisas.

 

Bem, Nathalie, Mais uma vez, parabéns pela conquista, muito sucesso aí em Haia bem como no seu regresso ao Brasil. Obrigado!