Nota de Falecimento da servidora Flavia Magalhães do Amaral

ASUNIRIO  se associa aos pêsames expressados pero Coren- RJ a servidora Flavia Magalhães do Amaral.

  Nota de pêsames

É com extremo pesar que o Plenário do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro lamenta o falecimento da técnica de enfermagem Flávia de Fátima Magalhães do Amaral, em um acidente na tarde da última segunda-feira (19/11), na Ponte Rio-Niterói.

Flávia trabalhava no Hospital Universitário Gaffrée e Guinle – HUGG/UNIRIO, na Tijuca. Ela deixou marido e filhos. O sepultamento será nesta quarta-feira (21), às 15h, no Cemitério do Catumbi, capela F.

 

Nossos profundos sentimento a todos familiares e amigos!

                                                                                                                                                             A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, óculos e texto

<Direção Colegiada da ASUNIRIO>

DIREÇÃO DO HUGG/EBSERH FIRMA COMPROMISSO COM ASUNIRIO DE REATIVAR AMBULATÓRIO PARA OS FUNCIONÁRIOS DA UNIRIO

       Após um grande período de negociação entre ASUNIRIO  e o Superintende do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle – HUGG, Dr. Fernando Raphael de Almeida Ferry. O Diretor Médico do HUGG/EBSERH. Dr. Ricardo de S. Carvalho, enviou no dia 17 de outubro à ASUNIRIO,  memorando informando sobre a reabertura do ambulatório para os funcionários da UNIRIO.

 
                             
                  

TÉCNICA EM ENFERMAGEM DO HUGG, TEM SEU PROJETO APRESENTADO NO INSTITUTO IBERO AMERICANO EM HAIA NA HOLANDA

A Servidora técnica em enfermagem, Nathalie Ferreira de Andrade, foi premiada pelo instituto ibero-americano de Haia e terá seu projeto “Pacificação na favela não Para a favela“, que trata da Promoção de políticas públicas em zonas periféricas, publicado no Anuário ibero-americano de Direito Internacional Penal no segundo semestre de 2018.

A ASUNIRIO, ao ter conhecimento dos feitos da colega técnica-administrativa do HUGG a procurou a servidora para entender um pouco mais do trabalho, fruto de muito esforço e dedicação conforme contou Nathalie ao nosso assessor sindical Luiz Claudio:

Em 2016 decidi me debruçar na vida acadêmica e entrei no mestrado em um Programa de Políticas Públicas em Direitos Humanos. No entanto, não poderia me dedicar exclusivamente às pesquisas, pois tinha que garantir o sustento da minha família.

No mesmo ano tive a notícia do concurso de Técnico em Enfermagem para Hospital Universitário da UNIRIO. Pesquisando sobre a Universidade, verifiquei se tratar de instituição que remunera bem seus funcionários e incentiva a qualificação dos mesmos. Diante disto, prestei o concurso e desde setembro de 2017 sou funcionário RJU da UNIRIO.

Com o incentivo da UNIRIO pude me dedicar às pesquisas, elaborando trabalho de promoção de políticas públicas em zonas periféricas, o qual foi aceito no Instituto Ibero-americano de Haia, referência em estudos sobre os problemas comuns ao países latino-americanos, sendo indicado para publicação.

No último dia 01/06, em um rápido bate papo por whatssap com nosso coordenador Daniel Monteiro, direto da Holanda, onde irá apresentar seu trabalho, Nathalie nos respondeu algumas perguntas:

 Primeiramente parabéns pela conquista! Pode nos dizer o que representa pra você essa indicação?

Nathalie:  O reconhecimento dos esforços empenhados para produzir conhecimento. E o fato de ser uma mulher, negra, pobre e periférica faz com que ganhar esse concurso tenha significado para além da academia. Ter ganho o concurso de ensaios foi um feito para os meus. Meus passos vêm de longe.

Quando será publicado seu trabalho?

Nathalie : Será publicado no Anuário ibero-americano de Direito Internacional Penal no segundo semestre de 2018.

Como os colegas do HUGG receberam essa notícia?

Nathalie: A recepção foi muito bacana. Todos torcendo para que tudo desse certo para apresentação do trabalho. Terminei o mestrado de Ciência Política no Programa de Pós Graduação de Políticas Públicas em Direitos Humanos da UFRJ

 Você tem consciência do que representa esse tipo de publicação para toda a categoria de técnicos-administrativos em uma universidade onde quase sempre apenas os Docentes são incentivados a produção acadêmica?

Nathalie: Demostra que a instituição não privilegia classes ou categorias, mas preza por qualificar os profissionais da instituição, reconhecendo que produzir conhecimento está ao alcance de todos.

Pelo que entendi você já terminou o mestrado, certo?

Nathalie: Terminei o mestrado de Ciência Política no Programa de Pós Graduação de Políticas Públicas em Direitos Humanos da UFRJ

Nesse momento você está na Holanda para apresentar seu trabalho?

Nathalie: Sim, No Instituto Ibero-americano de Haia para a VII semana ibero-americana da justiça internacional. A UNIRIO conferiu licença para que eu me apresentasse durante o evento, que ocorre de 28/05 a 08/06. Reuni todas minhas economias para participar do evento, onde poderei aprender e somar para o desenvolvimento de pesquisas.

 

Bem, Nathalie, Mais uma vez, parabéns pela conquista, muito sucesso aí em Haia bem como no seu regresso ao Brasil. Obrigado!

Nota de Falecimento do companheiro JURUCEI

É com grande pesar que a ASUNIRIO vem informar o falecimento, na manhã de ontem (02/07/2018), do companheiro servidor do HUGG e Coordenador da pasta de Gênero, Raça e Etnia, Jurucei Barbosa da Silva, aos 55 anos. JURU, como era conhecido deixa esposa e filha além de uma legião de amigos.

Fica difícil descrever em palavras o tamanho da perda que sofremos, um amigo de todos, um guerreiro, servidor competente e um pai de família exemplar.

Nossos profundos sentimento a todos familiares e amigos!

                                                                                                                                                             

         JURUCEI, sempre presente!!!

<Coordenação Geral>

CANTINA DO HUGG É REABERTA

No dia 25 de setembro de 2017, vai ficar marcado, após mais de 05 (cinco) anos fechada, a cantina do HUGG foi reaberta.

Buscando atender uma reivindicação dos Técnico-Administrativos e uma necessidade da comunidade do nosso hospital universitário, a Direção da ASUNIRIO, através do Coordenador Social Vagner, iniciou uma negociação junto a Direção do HUGG no mês de julho no sentido de buscar junto a Administração Superior da Universidade informações a respeito do Contrato com a empresa Rio Food por não abranger o HUGG.

Segundo informações da Administração Superior, houve na época da contração da referida empresa uma série de imprevistos que impediram que a mesma estivesse no HUGG, no entanto, não veria problema de retomar a negociação junto a empresa para poder estabelecer um termo aditivo no percentual de 25% ao contrato, o que é permitido por lei.

Diante do contexto, a ASUNIRIO conversou com o Gestor do Contrato e iniciou a negociação envolvendo a Reitoria e Direção do Hospital visando estabelecer um cronograma para a reabertura da cantina. Mas coube a ASUNIRIO atuar junto a Direção do Hospital para desocupar o local e possibilitar que a empresa Rio Food providenciasse a obra necessária para reabrir a cantina para a comunidade.

Por fim, a ASUNIRIO gostaria de agradecer a todas as pessoas que direta ou indiretamente, contribuíram para a reabertura da Cantina, pois toda a comunidade estava carente e sentindo falta de um local não apenas para se alimentar, mas também, um espaço de integração para todos.

Coordenadores da ASUNIRIO e gestores da UNIRIO estiveram presentes na inauguração da nova cantina.

Servidores elogiaram o novo espaço

ASUNIRIO da boas vindas aos 88 novos servidores RJU

A Progepe, através de seu setor de formação permanente (SFP) em parceria com a Associação dos Trabalhadores em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Asunirio) promoveu no dia 24 de maio de 2017, evento para recepcionar e dar as boas vindas aos 88 servidores novos, contratados pelo sistema de Regime Júridico Unico para trabalharem no Hospital Gaffré e Guinle. Em tempos sombrios para o serviço público e para o RJU que corre o risco, pelo menos nos hospitais universitários,de sucumbir ao Regime Celetista por obra da imposição da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) a quem foi entregue a administração do nosso Gaffré e de muitos outros HUs pelo Brasil, A contratação dos novos servidores é uma alegria e motivo de orgulho. Fruto de uma luta iniciada após longo processo de desmonte do hospital universitário que teve seu apse no ano de 2014 quando o déficit de vagas no quadro de pessoal da UNIRIO alcançou o número alarmante superior a 400 vagas. As entidades dos Técnicos e dos Docentes, ASUNIRIO e ADUNIRIO em conjunto com DAA da Medicina fizeram denúncia ao MP que, após investigação judicializou o governo para contratação de novos servidores.Nesse meio tempo, Até que a decisão judicial saisse, o hospital passou por diversas turbulências. Em dezembro de 2015, Após várias ameaças de corte de verba por parte do governo,os conselhos superiores aprovaram a entrada da Ebserh para administrar o HUGG, bem como realizar investimentos e contratações. Entretanto, no ano que se seguiu de 2016 a Ebserh não investiu os recursos prometidos no hospital agravando e comprometendo o atendimento do hospital aos seus pacientes. Nesse contexto, difícil enfim por meio de ordem judicial a UNIRIO convocou novos servidores RJU para o HUGG.

O Evento aconteceu no auditório vera janacolupos,No Campus da Reitoria na urca e contou com a presença do Reitor da universidade Prof. Dr. Luiz Pedro San Gil Jutuca; do Vice-Reitor, Prof. Dr. Ricardo Silva Cardoso; do Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, Carlos Guilhon; do Pró-Reitor de Graduação, Prof. Alcides Guarino; da Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Profa. Evelyn Dill Orrico; da Coordenadora de Cultura, Profa. Naira Christofoletti, representando a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura; da Pró-Reitora de Planeja-mento, Profa. Lorreine Hermida; da Pró-Reitora de Assuntos Estudantis, Profa. Mônica Valle e do Superintendente do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG), Prof. Fernando Ferry.

A cantora e servidora técnico-administrativa da UNIRIO, Valéria Lobão, abriu o evento com canções de Noel Rosa, a seguir o Reitor deu as boas vindas aos novos servidores, seguido pelo pró-reitor da progepe, pelo diretor do Hospital e pela diretora de Desenvolvimento de Pessoas da progepe, além de outros presentes na mesa de abertura. Ao final, o Reitor fez a entrega do termo de posse e dos pins da UNIRIO aos 88 novos servidores.

Houve também, diversas apresentações para os novos servidores com intuito de apresentar a estrutura da instituição bem como seu futuro local de trabalho bem como as comissões internas que trabalham em prol do desenvolvimento do servidor. Destacando-se a Comissão de Avaliação de Desempenho (CPA) e a Comissão Interna de Supervisão e Carreira (CIS). A ASUNIRIO não ficou de fora e apresentou aos novos servidores um breve histórico de sua história desde sua criação passando por momentos de conquistas e lutas pelos trabalhadores, sobretudo servidores técnico-administrativos da UNIRIO. Ao final, Jorge Teles coordenador Geral da ASUNIRIO Chamou os novos servidores para que se associassem preenchendo as fichas que foram entregues e ajudassem a ASUNIRIO a continuar sua missão de representar e ser a voz do servidor técnico-administrativo da UNIRIO, dentro da instinuição, seja dialogando com a administração, seja participando nos conselhos superiores, seja participando das diversas comissões formadas para representar anseios dos servidores, Quanto junto a federação em brasília, lutando por direitos fundamentais e se opondo as diversas investidas contra nossa categoria.

78ª SEMANA DA ENFERMAGEM NO HUGG

A 78ª Semana Brasileira de Enfermagem foi comemorada num evento unificado do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle e da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP), a Semana de Enfermagem da UNIRIO, com abertura coordenada pela Profª Sônia Regina de Souza, diretora da EEAP, ocorrida em 12/05/17, no Auditório Vera Janacopulos (Campus Urca). O encerramento da Semana de Enfermagem foi feito em 23/05/2017, no Anfiteatro Geral do HUGG, iniciando pela mesa composta por: Prof. Ricardo Silva Cardoso (Vice-Reitor da UNIRIO), Profª. Sônia Regina de Souza, (diretora da EEAP), Prof. Fernando Ferry (Superintendente Geral do HUGG), Prof. Daniel Aragão (Gerente de Atenção em Saúde), Prof. Pedro Portari (Gerente de Ensino e Pesquisa), Drª. Sandra Rocha (Superintendente de Enfermagem) e Drª. Andréia Ayres (Chefe de Divisão de Enfermagem).

O tema do evento foi “A construção do cuidado em HIV/AIDS no Brasil a partir da experiência do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle”, escolhido pela Comissão Organizadora (Enfª Maria Helena Amaral, Enfª Elaine Franco, Técnica de Enfermagem Vânia Fernandes). A convidada Profª Drª Margarida Maria Rocha Bernardes apresentou o filme resultante de sua tese de doutorado “Memória social de enfermeiros acerca do cuidado de Enfermagem no contexto do HIV/AIDS: enfrentamentos, afetos e construções representacionais”. Os enfermeiros Luzia de Guadalupe Carvalho Gomes e Édson Ramos da Silva entregaram placas comemorativas aos homenageados que representaram todos os profissionais de Enfermagem que participaram desta trajetória: Enfermeiros Lissonja Cacilda Santos Borba, Ronaldo Ribeiro Sampaio e Teodorico Machado de Oliveira, Profª Nébia Maria Almeida de Figueiredo e a Auxiliar de Enfermagem Antônia do Socorro Soares. A servidora Alexsandra Damacena, Auxiliar de Enfermagem e Cantora em ascensão, apresentou uma breve e marcante performance. No encerramento, entidade representante da categoria dos técnico-administrativos em educação ofereceu um coffee break em homenagem aos trabalhadores da enfermagem e convidados. Houve ainda parceria da Divisão de Enfermagem com a empresa “Unilever”, e ao longo da Semana de Enfermagem foram distribuídas amostras do produto Brilhante Antibac®, cuja campanha promocional faz referência aos profissionais.